• Português
  • Espanhol
Maceió
+29°C

Museus

Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

Possui riquíssimo acervo: telas de pintores famosos, documentos históricos, objetos e peças pertencentes aos cultos afro-brasileiros do começo do século, utensílios indígenas, armas que pertenceram ao capitão Virgolino, o Lampião, móveis em variados estilos, etc. No museu encontra-se o mais completo acervo afro-brasileiro do país.

Museu Theo Brandão

O acervo é composto de objetos de vários países, como Portugal, Espanha e México. Em 1914 sofreu diversas reformas, graças a dois artesãos portugueses que se encarregaram da decoração em gesso. O grande acervo de arte popular existente no museu foi doado pelo patrono Théo Brandão. Para homenageá-lo, a instituição recebeu o nome de Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore da Universidade Federal de Alagoas. Peças de países como a Espanha, Portugal, México, além de obras brasileiras constituem o acervo do museu.

Museu Pierre Chalita

Acervo composto de imagens dos séculos XVII, XVII e XIX, em sua maioria nordestinas. Cerâmica, prataria, mobiliário, desenhos e pinturas brasileiras e estrangeiras. Prataria, mobiliário, desenhos e pinturas brasileiras e estrangeiras formam o acervo do Museu Pierre Chalita. Localizado em um antigo armazém, no bairro de Jaraguá, a maioria de suas peças tem origem nordestina, principalmente as imagens do século XVII ao século XIX. O acervo permanece em exposição para a visitação pública.

Museu do Esporte

O acervo é formado de fotografias do futebol alagoano, brasileiro e mundial, revistas, jornais, posters, discos, camisas, taças, medalhas e demais objetos que contam a história do futebol em Alagoas, no Brasil e no mundo. Museu feito para os amantes do futebol. Em seu acervo pode-se encontrar fotos de jogadores famosos, recordações dos melhores dribles, e vídeos sobre os melhores momentos do futebol no Estádio Rei Pelé.

Museu de Arte Brasileira (Fundação Pierre Chalita)

Reúne um acervo formado principalmente por pinturas de artistas nacionais, em sua maioria alagoanos, algumas esculturas e peças que preservam a memória das antigas projeções cinematográficas. Destaca-se ainda a importância histórico-cultural do próprio prédio onde funciona o Museu, como parte do Conjunto Arquitetônico de Jaraguá, bairro tombado pelo Patrimônio Histórico de Alagoas. Em seu acervo estão diversas obras de pintores alagoanos, além de um grande número de peças antigas. O museu funciona também como oficina de pintura.

Museu da Imagem e do Som de Alagoas

Em seu acervo encontra-se parte da memória maceioense, registrada em fotografias, fitas cassete e fitas de vídeo. É neste museu que se pode encontrar dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artistícos do Estado de Alagoas. O prédio foi construído em 1869 para abrigar o Conselho Provincial, depois passou a ser a Recebedoria Fiscal, e alguns anos mais tarde abrigou a Inspetoria Fiscal, e alguns anos mais tarde abrigou a Inspetoria Fiscal.




 Pousada Praia Verde Macei



Desenvolvido em © 2008 | Guia Maceió | www.guiamaceio.com
Tel / Fax.: 0055 (82) 3327-5513 - Maceió – Alagoas – Brasil.