• Português
  • Espanhol
Maceió
+29°C

Palmeira dos Índios

Palmeira dos Indios
Palmeira dos Índios fica a apenas 140 km de Maceió e já vem atraindo muitos estudantes numa viagem que associa lazer, cultura e história. Em Palmeira dos Índios, na casa de Graciliano Ramos, funciona o museu, de segunda a domingo das 8 às 18 horas.

Conhecida como a "Princesa do Sertão", Palmeira dos Índios tem também sua origem ligada à lenda do casal de índios Tilixi e Tixiliá. Conta-se que, há 200 anos atrás, Tixiliá estava prometida ao cacique Etafé, mas era apaixonada pelo primo Tilixi. Um beijo proibido condenou Tilixi à morte por inanição. Ao visitar o amado, Tixiliá foi atingida por uma flecha mortal de Etafé, morrendo ao lado de Tilixi. No local, nasceu a palmeira, que simbolizava o amor intenso do casal.

A cidade tem como atrações turísticas o Museu Xucurus (que fica na igreja do Rosário, construída pelos escravos do século XVIII), Casa Museu de Graciliano Ramos (com pertences legítimos), Aldeia da Cafurna (aldeia com remanescentes dos Xucurus e Cariris), além do Cristo do Goiti com o teleférico (vista panorâmica da cidade).

Entre as festividades, destacam-se a Festa de Reis (janeiro), Semana do Índio (abril), Festival da Pinha e São João (junho), Emancipação e Feira de Arte e Cultura (agosto), Semana Graciliano Ramos (outubro) e a festa de N. Sra. do Amparo (dezembro).

Quem ainda acredita que turismo é só praia e sol, é bom mudar de idéia e agendar uma viagem cultural a essa cidade. Palmeira dos Índios é uma cidade simples, mas foi este lugar que inspirou o Mestre Graça a escrever. Caminhar pelas ruas da cidade é trazer de volta a eterna lembrança de Fabiano e Baleia, personagens do livro Vidas Secas.





 Pousada Praia Verde Macei



Desenvolvido em © 2008 | Guia Maceió | www.guiamaceio.com
Tel / Fax.: 0055 (82) 3327-5513 - Maceió – Alagoas – Brasil.