• Português
  • Espanhol
Maceió
+29°C

Pão de Açúcar

Pão de Açúcar
Às margens do rio São Francisco, a 190 Km de Maceió, fica essa cidade do sertão de Alagoas. Pão de Açucar tem vocação para o turismo. O nome Pão de Açúcar deve-se ao fato de achar-se a casa grande muito próxima ao Cavalete, cujo aspecto e configuração assemelha-se a uma forma das que, ordinariamente, era usada para purgar e clarificar o açúcar.

A Freguesia foi criada em 11 de junho de 1853, pela lei 227, sob a invocação do Sagrado Coração de Jesus. Tornou-se vila em 03 de março de 1854, pela lei 233, sendo desmembrado da vila de Mata Grande. De seu território, em 1887 foi desmembrado o território para constituição do Município de Piranhas. Foi elevada à categoria de cidade em 18 de junho de 1877. Fato marcante na história da vila Pão de Açúcar é o pernoite, nos dias 17 e 22 de outubro de 1859, do Imperador D. Pedro II, quando de sua viagem à Cachoeira de Paulo Afonso. O Anuário do Museu Imperial, de 1949,em sua página 142, publica o diário particular de Sua Majestade, onde faz elogiosa referência à vila, usando textualmente a expressão: A vista de Pão de Açúcar é bonita.

O município de Pão de Açúcar se caracteriza pela sua semelhança com a cidade do Rio de Janeiro. Destacam-se as praias do Abaiti, das Mangueiras, Central e do Limoeiro; Ilha do Ferro e a Serra Grande. Monumento Cristo Redentor é o principal ponto de visitação do município. Localizado no topo do morro do Cavalete, proporciona uma bela vista do Velho Chico e da cidade de Pão de Açúcar. A estátua foi erguida em 1950 pelas mãos do artista pão-de-açucarense João Lisboa. Construída em cimento armado mede 12,8 metros de altura e pesa cerca de 40 toneladas. Do alto o visitante pode avistar a Ilha Belmonte, lugar que pela sua característica de um ferro de engomar, deu origem ao nome do Povoado Ilha do Ferro, outra importantes parada para aqueles que valorizam o espetáculo que a natureza oferece.





 Pousada Praia Verde Macei



Desenvolvido em © 2008 | Guia Maceió | www.guiamaceio.com
Tel / Fax.: 0055 (82) 3327-5513 - Maceió – Alagoas – Brasil.